A Toxina Botulínica, também muito conhecida como Botox, é uma substância que provoca o relaxamento das fibras musculares, podendo ser utilizada tanto para prevenir e amenizar rugas, como também para o tratamento da Hiperidrose (suor em excesso) e do Bruxismo (ranger de dentes).

O Botox é muito famoso e queridinho quando o assunto é combater as rugas que já surgiram, mas muito se fala sobre seu uso preventivo, e nem tudo é verdade. Hoje, vamos conhecer alguns mitos e verdades sobre a aplicação desta substância de forma preventiva. Continue a leitura.

 

Mito ou verdade? 10 respostas sobre o uso do botox preventivo

1- É uma aplicação realizada precocemente, antes das rugas se instalarem

VERDADE, o botox preventivo é indicado quando as rugas dinâmicas começam a surgir, mas ainda não existem rugas ao repouso.

2- Existe idade certa para começar

MITO, pois a necessidade é individual. Cada pessoa tem o seu ritmo de envelhecimento. Em geral, indicamos o uso preventivo entre os 25 e 30 anos. A indicação está mais relacionada ao tipo de pele e à atividade muscular do que a idade.

3- A aplicação preventiva é usada apenas para rugas

MITO. Podemos usar, por exemplo, para elevar as sobrancelhas. Isso ocorre porque, com a idade, e sem tratamento, as sobrancelhas tendem a cair cada vez mais. Estudos mostram que o uso do botox, a longo prazo, tende a manter as sobrancelhas mais altas. 

4- Se eu fizer botox preventivo vou ficar com o rosto congelado, vai mudar minha expressão, mesmo sendo jovem

MITO. Procure um profissional habilitado e que busque por resultados naturais.

5- Vou ficar com a boca grande e artificial

MITO, o botox pode ser utilizado para prevenir a formação do código de barras, mas não dá volume. Quando se busca por volume, usamos os preenchedores, principalmente os de ácido hialurônico. 

6- O botox preventivo ajuda a prevenir a “queda do rosto” e a falta de contorno facial

VERDADE. Com a aplicação da toxina na região inferior da face, diminuímos a atividade dos músculos depressores da face e prevenimos que o rosto desça. Esta é a técnica de Nefertiti.

7- O botox preventivo minimiza as rugas de expressão que estão iniciando e previne que se instalem rugas de repouso

VERDADE. A aplicação de doses controladas e fracionadas ajudam a relaxar a musculatura, reduzindo assim as rugas e linhas de expressão. Os efeitos começam a surgir com 2 a 3 dias após a aplicação e o efeito total é atingido em 2 semanas. 

8- Se eu começar muito cedo, a hora que quiser parar de usar botox vou ficar pior

MITO. A aplicação vai  prevenir a formação de rugas durante o período de uso. Então, ao parar o tratamento, a pessoa estará melhor do que se não tivesse feito. Desse modo, o  envelhecimento ocorrerá naturalmente a partir deste ponto em que parou de fazer botox.

9-  O organismo cria resistência ao botox

MITO. Raramente ocorre resistência ao produto. A questão é que o processo de envelhecimento é contínuo e, com o tempo, são necessários outros tratamentos para melhorar a qualidade e textura da pele e, para que o botox mantenha um efeito semelhante ao do passado.

10- Com botox preventivo, posso abandonar os outros cuidados com minha pele

MITO. O protetor solar e o skincare diário são muito importantes para prevenir e manter a pele bem cuidada a longo prazo.

 

Viu só como muitos mitos rondam a aplicação do botox preventivo? Se você ainda tem alguma dúvida, agende sua consulta e esclareça todas elas com a Dra. Cintia Cavalin.