Você se incomoda com a flacidez em alguma região do corpo? Devido ao processo natural de envelhecimento, a predisposição genética e fatores externos, como qualidade da alimentação, exposição solar e tabagismo, a pele progressivamente perde o tônus e começa a ficar flácida. Essa alteração começa a ser percebida quando a degradação de colágeno é maior que a sua produção, ou seja, quando as reservas de colágeno diminuem.
Apesar de ser um processo natural pelo qual todos vamos passar, a tecnologia e a medicina evoluíram para nos ajudar a combater a flacidez. Está em busca de soluções? Continue a leitura e saiba como procedimentos minimamente invasivos podem reverter esse quadro.
Tecnologia aliada à beleza: procedimentos incríveis contra flacidez
Antes de falar sobre os tratamentos, é preciso entender que a flacidez é resultado da diminuição do colágeno e da sustentação de todas as camadas da pele. Por isso, não é possível com um único tratamento em uma única sessão restabelecer anos de envelhecimento de todas as camadas da pele.
O ideal é a combinação de diferentes tipos de procedimentos. O ultrassom microfocado é uma tecnologia que trata a pele na profundidade, desde a superfície do músculo, ajudando a firmar e a compactar o colágeno. Outra tecnologia que traz muita satisfação é o Laser Zye, que em uma mesma sessão consegue tratar a flacidez das bochechas internamente pela mucosa oral, além dos tratamentos da pele. A associação de dois tipos de Laser no Zye permite que sejam tratadas todas as camadas da pele em 1 única sessão.
Além disso, também podemos usar os bioestimuladores, que vão estimular os fibroblastos a produzir mais colágeno, já que a atividade dessas células diminui muito com a idade.
Para fazer pilares de sustentação e tracionar a pele para cima temos os preenchedores, que são aplicados profundamente na pele ou até mesmo sobre a superfície óssea. Temos também os fios de sustentação, que finalizam e são a cereja do bolo em vários tratamentos.
O ideal é a avaliação de cada caso, grau de envelhecimento e expectativas do paciente para a escolha dos métodos mais adequados para cada pessoa.
A prevenção é o melhor remédio
Como vimos, as reservas de colágeno diminuem normalmente em nosso organismo ao longo dos anos, o que faz com que a pele perca seu tônus natural e, consequentemente, se torne mais flácida. Mas é possível prevenir com a mudança de hábitos.
Para prevenir a flacidez, é importante:
- Usar o filtro solar diariamente;
- Evitar sol nos horários de pico;
- Ter uma alimentação rica em frutas e verduras;
- Praticar exercícios físicos.
Além de todos esses cuidados, quando a flacidez já está instalada, felizmente existem vários tratamentos, como os citados acima.
A Dra. Cintia Cavalin é médica dermatologista e você conferiu aqui alguns procedimentos disponíveis na clínica para protocolos eficientes e embasados nas mais modernas técnicas científicas contra a flacidez.